Um blog pessoal para compartilhar ideias com amigos e familiares. Todos os posts de autoria exclusiva do autor, e eventuais citações de terceiros com nomes dos respectivos autores e/ou textos destes em destaque. PauloCCSaraceni

FELIZ ANIVERSÁRIO

A data de hoje sempre foi importante.
Agora, se tornou mais ainda.
Porque é uma data de pura lembrança, de boa lembrança.
Quando você estava por aqui não passávamos em branco, juntos fazíamos nossos brindes, ouvíamos uma boa música, inevitavelmente alguns daqueles tangos imortais de Gardel, ou algum grande sucesso de Orlando, Nelson ou Altemar, trilha sonora da sua juventude.
Nesta data trocávamos um rápido abraço, e hoje eu lembro como era raro, fora desta data, a gente fazer isto, embora desejássemos muito.
Fomos forjados com o dogma de que homem não expressa afeto com os gestos, mesmo entre pai e filho. Então substituíamos isto com o breve olhar, com a solidária companhia de dois grandes amigos, emocionados.
Emoção que insistíamos, ou pelo menos tentávamos, esconder um do outro.
Mas hoje não vou me envergonhar desta emoção, e na certeza da sua presença faço o meu brinde a você, com um abraço apertado em todos que são a sua herança viva por aqui, a minha, a nossa família.
Feliz aniversário meu pai.

MÚSICA BRASILEIRA


Li Um Homem Chamado Maria (Joaquim Ferreia dos Santos, Objetiva), A Era dos Festivais (Zuza Homem de Melo, Editora 34), Maysa, Só numa multidão de amores (Lira Neto, Globo), Adoniran, Uma biografia (Celso de Campos Jr, Globo), Noites Tropicais (Nelson Motta, Ponto de Leitura), Vale Tudo, O som e a fúria de Tim Maia (Nelson Motta, Objetiva) e Verdade Tropical ( Caetano Veloso, Companhia de Bolso) numa levada.
Um pouco da gênese da música brasileira, do samba canção, passando pela chamada música de protesto ou MPB, também pelo soul (importado com a black music) até a bossa nova.
A música brasileira sempre foi notívaga, frequentou os bares, as boates, as casas de shows e os cassinos, então legais à época, e se popularizou no rádio chegando depois à televisão.
Havia muita qualidade, originalidade, e muitos destes registros musicais são eternos e continuarão atravessando gerações.
Hoje o sucesso é instantâneo, literalmente.
Confesso o saudosismo crônico, mas havia mais sentimento e amor pela coisa.
E muito talento.